POUT POURRI DA OTORRINO PEDIATRIA
- Marilia Yuri Maeda
- 16 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
A criança não é um mini adulto. Ela tem particularidades tanto na anatomia como na fisiologia que precisam ser levadas em consideração.

VOCÊ SABIA QUE...
A criança de 1 ano e 4 meses até 2 anos passa por uma fase de deficiência imunológica fisiológica, período em que os anticorpos maternos caem e os próprios ainda não são produzidos a todo vapor. Infecções como otites e amigdalites são comuns nessa faixa etária.
Secreção nasal fétida, amarelada/esverdeada, saindo de apenas um lado da narina da criança, deve-se suspeitar de corpo estranho nasal! A criatividade rola solta! Desde comida, até objetos diversos podem ser colocados nas narinas, e se ninguém presencia o ato, esse sintoma ajuda no diagnóstico!
A principal causa de tonturas em crianças é erro alimentar! Muito cuidado com o excesso de doces e refrigerantes!
Muitas crianças que “vivem encatarradas” possuem um biofilme de bactérias na superfície da adenoide (a famosa "carne esponjosa") e que, após o tratamento cirúrgico (adenoidectomia) melhoram muito a quantidade de secreção.
Crianças que gritam muito, que gostam de imitar os personagens favoritos, principalmente meninos, tem maior chance de desenvolverem nódulos vocais (conhecidos como calos das pregas vocais).
A criança que ronca e tem apneia do sono costuma ficar agitada durante dia, diferentemente dos adultos, que ficam cansados e com sonolência excessiva diurna. Diminuição do rendimento escolar, crescimento dentário prejudicado, palato (céu da boca) em ogiva (mais fechado e curvado).
A tuba auditiva na criança é mais curta e horizontalizada predispondo a mais quadros de otites.
Um pouco de secreção nasal pode ficar retida atrás do tímpano, gerando uma perda auditiva, devido a alteração na condução do som.
Comments